MISSÃO, VISÃO, VALORES E POLÍTICA DA QUALIDADE, SEGURANÇA ALIMENTAR E AMBIENTAL

A nossa MISSÃO é criar relações de Parceria com as nossas Marcas e Clientes, proporcionando ao Consumidor final produtos de extrema qualidade, reconhecidos mundialmente, a um preço justo.

É nossa missão e VISÃO primordial a criação de valor para as nossas Marcas pelos Serviços integrados prestados, bem como gerar valor aos nossos Clientes sempre com o objetivo máximo de darmos ao Mercado e ao Consumidor, inovação e diferenciação em todas as gamas de produtos que representamos.

Queremos ser uma das Empresas de referência no Mercado Nacional com bases sólidas e bem fundamentadas através das nossas parcerias a montante e a jusante. Queremos e acreditamos que já o somos!

VALORES

A PV orgulha-se de se reger por uma série de VALORES os quais são intrínsecos à sua forma de trabalhar (estar no Mercado), tais como:

  • Ética: Trabalhamos sob um fortíssimo Código de Ética ajustado à realidade dos Mercados em que nos inserimos. Respeitamos e honramos os nossos Clientes, Marcas, compromissos, fornecedores, contratos e, acima de tudo, a nossa Concorrência;
    • A Ponte Vertical foi distinguida pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego - CITE, pelas suas boas práticas na promoção da Igualdade Remuneratória entre Mulheres e Homens por trabalho igual ou de igual valor, com o “Selo da Igualdade Salarial” 2023. Este reconhecimento é um testemunho do nosso compromisso contínuo com a igualdade de género e a eliminação das disparidades salariais.
  • Excelência: Trabalhamos para um objetivo comum que é atingir a Excelência a todos os níveis, com as nossas Marcas e Clientes e todos os Parceiros de negócio;
  • Responsabilidade Social: Temos vindo a desenvolver Parcerias com Instituições e Organizações dentro deste âmbito. Trabalhamos em conjunto com o Banco Alimentar Contra a Fome e ajudamos algumas outras Instituições por forma a podermos melhorar a qualidade de vida de pessoas mais carenciadas;
  • Política de Responsabilidade Ambiental: Seguimos todas as normas Comunitárias estipuladas para a Distribuição de produtos Alimentares em Portugal e somos membros ativos e colaborativos da Sociedade Ponto Verde.

POLÍTICA DE QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR e AMBIENTAL

AMBIENTAL 

No cumprimento das normativas Europeias (International Organization for Standardization) em vigor desde 23 fevereiro de 2024, e respetivas emendas à norma NPEN ISO 9001:2015, cumpre-nos identificar os seguintes aspetos relacionados com a sustentabilidade ambiental:

- Determinar se as alterações climáticas são uma questão relevante dentro do nosso contexto organizacional;

- Compreender as necessidades/expectativas/requisitos das partes interessadas com as alterações climáticas.

Ao nível da gestão ambiental o objetivo é assegurar que os recursos necessários às nossas atividades são devidamente utilizados e que a sua capacidade de regeneração não é comprometida.


Somos exigentes no controlo dos riscos ambientais, assegurando a recolha seletiva de resíduos, a recuperação e aproveitamento de produtos não aptos para venda, a prevenção de acidentes e a formação e sensibilização de todos os colaboradores internos e de serviços contratados.


Por outro lado, é necessário detetar e combater desperdícios, que se traduzem em gastos de água e de energia desnecessários, eliminar quebras de materiais auxiliares ou de produtos, evitando que se convertam em poluição sob a forma de emissões, efluentes ou resíduos. Trata-se de promover a ecoeficiência de processos produtivos, mas também dos próprios produtos e dos seus circuitos de distribuição/transporte: ou seja, criar mais valor com menos impacto, em linha com princípios de Sustentabilidade Ambiental, Ética e responsabilidade pessoal, processos que acautelamos serem também devidamente cumpridos pelos nossos Fornecedores através da evidência de certificação e respetivos planos de sustentabilidade, Ex.: certificações B Corp; Lean & Green, Go Green, ISO 14001, etc. Estas evidências estão espelhadas nos sites da maioria dos nossos fornecedores, conforme plano de sustentabilidade.

Algumas das boas práticas que desenvolvemos existem no ADN da empresa desde sempre, outras têm vido a ser ajustadas de acordo com as sinergias globais, ex: desde a pandemia Covid-19 que adotámos o trabalho híbrido, conseguindo assim reduzir as emissões de Co2.

Procuramos rentabilizar ao máximo as visitas a Clientes (diminuindo emissões) marcando mais reuniões online do que presenciais.

No que respeita às visitas aos nosso Fornecedores estrangeiros, adotámos mais reuniões online do que visitas às fábricas, usando as feiras internacionais para o efeito.

Fazemos reciclagem de consumíveis no nosso escritório, reutilizamos cartonagens para embalamento de artigos alimentares a enviar aos nossos parceiros de PUB, a nossa faturação é eletrónica (sistema EDI), tentando reduzir ao máximo as impressões em papel; quando são necessárias damos prioridade às impressões a preto e branco com papel reciclado e tinteiros reutilizáveis, e por conseguinte o nosso arquivo é maioritariamente informático (software Primavera, Servidor e transmissão de dados para a contabilidade).

A iluminação existente no escritório é em LED e em casa os Colegas também têm luzes LED.

Toda a empresa tem computadores portáteis de baixo impacto e eficiência energética A+++.

Alertamos a que pratiquem uma condução eficiente.

Tentamos otimizar as entregas de encomendas por ponto de entrega consolidando várias encomendas numa só viatura; o mesmo para a importação dos bens alimentares transportados a nível internacional, sendo que todos os nossos fornecedores alimentares são empresas sedeadas na UE.

Todos os intervenientes na cadeia de valor respeitam e preconizam estes valores conforme espelhado nos respetivos planos de sustentabilidade / certificações ambientais.

Sensibilizamos internamente os Colaboradores face a todas estas questões ambientais através da divulgação do nosso processo em desenvolvimento inerente a estas temáticas. (PG.10 Sustentabilidade Ambiental).

A Ponte Vertical, compromete-se de igual modo a contribuir para a eliminação da desflorestação, degradação e conversão de ecossistemas naturais diretamente associados às cadeias de abastecimento de determinadas commodities;

  • assegurando que as matérias-primas dos produtos alimentares que comercializa cumprem critérios de sustentabilidade ambiental e social através da garantia dada pelos seus fornecedores que assumem os mesmos compromissos; promovendo a conservação dos ecossistemas nas principais áreas em que esses ingredientes são cultivados / produzidos.

 

QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR e SEGURANÇA DO PRODUTO

 A implementação da Política de Segurança Alimentar assenta num elevado compromisso com a cultura de segurança do produto; em valores de integridade e lealdade, em elevados padrões éticos: honestidade, confiança e transparência relativamente às pessoas e ao cumprimento da legislação vigente, garantindo em toda a cadeia o bom cumprimento da legislação alimentar – desde o produtor ao cliente final. Para tal, procedemos a um exigente e contínuo controlo de todos os processos de segurança alimentar e de sustentabilidade em toda a cadeia de fornecimento e logística.

 
A nossa empresa desenvolve ações que permitem assegurar o cumprimento dos requisitos e expectativas dos nossos clientes, com os quais mantém uma relação transparente e estreita. Neste sentido, definimos e implementámos uma Política de Segurança Alimentar e de Sustentabilidade, que se encontra assente nos seguintes compromissos:

  • A Empresa cumpre os requisitos de produto exigidos pelo Cliente, nomeadamente Qualidade, Legalidade, Processos e Especificações de Produto;
  • Selecionar fornecedores com certificações reconhecidas pela GFSI, e que garantam sistemas sustentáveis de produção assentes na cultura de segurança do produto;
  • Este compromisso assenta não só na seleção de fornecedores; armazenagem, mas também nas condições de transporte, de forma a assegurar a preservação e segurança do produto. Selecionamos o operador logístico/empresas de transporte que cumprem os requisitos das boas práticas de transporte e em determinados transportes, como para as ilhas, exportação e cozinhas Pingo Doce: selamos as paletes com fita com o logotipo da Ponte Vertical, de forma a garantir a integridade da mercadoria;
  • Dando continuidade ao nosso compromisso com a sustentabilidade, comercializamos alguns produtos para a GoodAfter, um supermercado online dedicado à venda de produtos que se encontram perto do fim do prazo de consumo preferencial, permitindo assim reduzir o desperdício alimentar, resíduos e poluição relacionados com a destruição dos produtos.
  • Qualificar e avaliar periodicamente os nossos fornecedores e exigir rigor na qualidade dos produtos/serviços fornecidos. Manter uma comunicação regular com os mesmos, com o objetivo de assegurar a qualidade e segurança alimentar das matérias-primas, alertando-os para eventuais exigências do nosso Mercado (Ex: exercícios de rastreabilidade e análises periódicas - de acordo com os próprios planos analíticos / informação analítica disponibilizada por cada Fornecedor;
  • Certificarmo-nos que os nossos fornecedores dão a formação adequada aos colaboradores para um desempenho eficaz e responsável das suas atividades (o que está implícito e assegurado pelo facto de serem certificados em SGQ; e terem certificações reconhecidas pela GFSI);
  • Verificarmos que os mesmos apostam no desenvolvimento tecnológico e na melhoria dos processos, de forma a fazer face à evolução do mercado, alcançando uma maior satisfação das expectativas e necessidades dos clientes;
  • Avaliar e promover continuamente a satisfação dos clientes;
  • Assegurar que os nossos fornecedores e operadores logísticos identificam, avaliam e controlam os perigos e riscos relacionados com a Segurança Alimentar, obedecendo aos requisitos estipulados pela metodologia H.A.C.C.P. (Hazard Analysis and Critical Control Points) bem como o cumprimento do Codex Alimentarius, e pela regulamentação vigente;
  • Promover a melhoria contínua das organizações envolvidas, atualizando a documentação inerente à revisão periódica do Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar (atualizações das certificações e procedimentos);
  • Possuir um sistema de informação e atualização da legislação relevante para a sua atividade:

MD.19.01 - Controlo de Documentação Externa - Legislação;

  • Desenvolver ações que contribuam para a melhoria da rentabilidade da Empresa;
  • Manter ativa a comunicação com todas as partes interessadas (fornecedores/produtores, colaboradores, clientes, entidades reguladoras, etc.), em questões relacionadas com a segurança alimentar;
  • Informando de alguma alteração a nível do nome da entidade jurídica;
  • Mudança de localização do escritório;
  • Em caso de retirada do produto, a direção deve garantir que a entidade de certificação seja informada no prazo máximo de três (3) dias úteis;
  • Resultados de auditorias, nomeadamente;
  • informações de clientes, • cumprimento de processos e conformidade de produto, • estado de ações preventivas e corretivas • política de qualidade e segurança do produto e objetivos, • compromisso com a cultura de segurança do produto, • ações de acompanhamento derivado das revisões da direção anterior, • mudanças que podem afetar os sistemas de gestão de qualidade e segurança do produto e, • recomendações para a melhoria
  • Somos um Distribuidor com certificação ECOCERT, garantindo que todos os produtos Biológicos que comercializamos são devidamente certificados e acautelam todos os requisitos inerentes à Política de Segurança Alimentar, desde a criteriosa escolha de matéria-prima, passando pela produção até à sua comercialização.

A Gerência da Ponte Vertical, Lda. promove a divulgação interna da Política da Qualidade, Segurança Alimentar e cultura de segurança do produto, de modo que todos os colaboradores sintam a responsabilidade e o impacto das suas tarefas no SGQ e Segurança Alimentar.


De igual modo, asseguramos a comunicação da Política da Qualidade e Segurança Alimentar a todas as partes interessadas, em arquivo no servidor da empresa na pasta Qualidade PV e no nosso site na internet, assumindo o compromisso de gerar as condições para implementá-la, mantê-la e atualizá-la, quando necessário.

Os nossos indicadores e objetivos de QSA passam por todos estes processos de controlo e acompanhamento, feito numa base regular (mais que uma vez por ano) e pretendemos que os processos e requisitos fiquem cada vez mais afinados e sejam cumpridos por forma a mitigar as não conformidades. Os nossos indicadores e objetivos são estabelecidos e monitorizados no MD.01 - Mapa de Indicadores e Objetivos da Qualidade.

COMUNIDADE

A interação com a comunidade a nível nacional tem por base o desenvolvimento e o estreitamento das relações com a sociedade, colocando em prática o nosso sentido de responsabilidade social através de:

  • Apoio de eventos de iniciativas pioneiras na área da educação, nomeadamente na área da investigação, a nível universitário em faculdades de Lisboa e Porto, e também à Associação Portuguesa de Celíacos (APC) contribuindo assim para a promoção de uma alimentação mais nutritiva e saudável, também focada em necessidades específicas da população; 
  • Apoio e promoção de eventos gastronómicos temáticos que dinamizem os nossos produtos e contribuam para os difundir junto da comunidade, proporcionando refeições mais diversificadas e equilibradas, contando com o apoio de uma vasta rede de Influencers que, por sua vez, também contribuem bastante para o desenvolvimento das nossas marcas e produtos.
  • Mensalmente efetuamos doações a instituições de solidariedade social como o Banco Alimentar Contra a Fome e também a duas associações - Fábrica Igreja Paroquial São Bartolomeu Castanheira do Ribatejo e Loja Social do Carregado – situadas na mesma área geográfica do nosso armazém, contribuindo assim para a redução da desigualdade social e no estímulo à solidariedade e empatia dentro da comunidade;
  • apoio a iniciativas que de alguma forma promovam a inserção social de classes desfavorecidas, ou atividades desportivas;
  • apoio a associações de doentes mentais e outros distúrbios ou patologias;
·         apoio a profissionais liberais em tempos de pandemia; doenças infectocontagiosas, e associações carenciadas.
 

A Gerência da Ponte Vertical, Lda. promove a divulgação interna da Política da Qualidade e Segurança Alimentar, de modo que todos os colaboradores sintam a responsabilidade e o impacto das suas tarefas no SGQ e Segurança Alimentar / SEGURANÇA DO PRODUTO.

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Qualquer questão inerente a este tema poderá ser colocada diretamente ao RQ (Isabel Machado - Responsável de Qualidade) da Ponte Vertical, Lda. através dos seguintes e-mails: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
 

EN

QUALITY, FOOD AND PRODUCT SAFETY POLICY
 
MISSION, VISION, VALUES AND POLICY ON QUALITY, FOOD AND ENVIRONMENTAL SAFETY
 
Our MISSION is to create partnership relationships with our Brands and Customers, providing the end Consumer with extremely high-quality products, recognized worldwide, at a fair price.
Our mission and primary VISION is to create value for our Brands through the integrated Services provided, as well as to generate value for our Customers, always with the ultimate goal of providing the Market and the Consumer with innovation and differentiation in all the ranges of products we represent.
We want to be one of the leading companies in the national market with solid and well-founded foundations through our upstream and downstream partnerships. We want and believe that we already are!
VALUES
PV is proud to be governed by a series of VALUES which are intrinsic to its way of working (being in the Market), such as:
• Ethics: We work under a very strong Code of Ethics adjusted to the reality of the Markets in which we operate. We respect and honor our Customers, Brands, commitments, suppliers, contracts and, above all, our Competition;
 Ponte Vertical was distinguished by the Commission for Equality in Work and Employment - CITE, for its good practices in promoting Equal Pay between Women and Men for equal work or work of equal value, with the “Equal Pay Seal” 2023. This recognition is a testament to our continued commitment to gender equality and the elimination of pay gaps.
• Excellence: We work towards a common goal which is to achieve Excellence at all levels, with our Brands and Customers and all Business Partners;
 
• Social Responsibility: We have developed Partnerships with Institutions and Organizations within this scope. We work together with the Food Bank Against Hunger and help some other institutions to improve the quality of life of people most in need;
 
• Environmental Responsibility Policy: We follow all Community standards stipulated for the Distribution of Food products in Portugal and are active and collaborative members of Sociedade Ponto Verde.
 

 

FOOD AND ENVIRONMENTAL QUALITY AND SAFETY POLICY
ENVIRONMENTAL
 
In compliance with European regulations (International Organization for Standardization) in force since February 23, 2024, and respective amendments to the NPEN ISO 9001:2015 standard, we must identify the following aspects related to environmental sustainability:
 
- Determine whether climate change is a relevant issue within our organizational context;
- Understand the needs/expectations/requirements of stakeholders with climate change.
 
In terms of environmental management, the objective is to ensure that the resources needed for our activities are properly used and that their regeneration capacity is not compromised.
 
We are demanding in controlling environmental risks, ensuring selective waste collection, recovery and use of products not suitable for sale, accident prevention and training and awareness of all internal employees and contracted services.
 
On the other hand, it is necessary to detect and combat waste, which translates into unnecessary water and energy expenditure, eliminate breakages of auxiliary materials or products, preventing them from becoming pollution in the form of emissions, effluents or waste. It is about promoting the eco-efficiency of production processes, but also of the products themselves and their distribution/transport circuits: that is, creating more value with less impact, in line with principles of Environmental Sustainability, Ethics and personal responsibility, processes that we ensure are also duly complied with by our Suppliers through evidence of certification and respective sustainability plans, Ex.: B Corp certifications; Lean & Green, Go Green, ISO 14001, etc. This evidence is reflected on the websites of most of our suppliers, as per the sustainability plan.
 
Some of the good practices we have developed have always been part of the company's DNA, while others have been adjusted in line with global synergies, for example: since the Covid-19 pandemic, we have adopted hybrid working, thus reducing CO2 emissions.
We seek to monetize visits to Customers as much as possible (reducing emissions) by scheduling more online meetings than in-person ones.
Regarding visits to our foreign Suppliers, we adopt more online meetings than factory visits, using international fairs for this purpose.
 
We recycle supplies in our office, we reuse cardboard boxes to package food items to be sent to our PUB partners, our billing is electronic (EDI system), trying to reduce paper printing as much as possible; When necessary, we prioritize black and white prints with recycled paper and reusable cartridges, which is why our archive is mainly IT (Primavera software, Server and data transmission for accounting).
The lighting in the office is LED and at home colleagues also have LED lights.
The entire company has low-impact, energy-efficient A+++ laptops.
We advise you to drive efficiently.
 
We try to optimize order deliveries per delivery point by consolidating multiple orders onto a single vehicle; even for the import of food goods transported internationally, and all our food suppliers are EU-based companies.
 
All those involved in the value chain respect and advocate these values ​​as reflected in their respective sustainability plans/environmental certifications.
 
We raise awareness among our employees internally regarding all these environmental issues by publicizing our development process inherent to these topics. (PG. 10 Environmental Sustainability).
 
Ponte Vertical is also committed to contributing to the elimination of deforestation, degradation and conversion of natural ecosystems directly associated with the production chains of certain commodities;

• ensuring that the raw materials of the food products it sells meet environmental and social sustainability criteria through the guarantee given by its suppliers who assume the same commitments; promoting the conservation of ecosystems in the main areas where these ingredients are grown/produced.

 

to the Food Safety Policy, from the careful selection of raw materials, through production to its commercialization.

The Management of Ponte Vertical, Lda. promotes the internal dissemination of the Quality Policy, Food Safety and product safety culture, so that all employees feel the responsibility and impact of their tasks on the QMS and Food Safety.

Likewise, we ensure that the Quality and Food Safety Policy is communicated to all interested parties, in a file on the company's server in the Qualidade PV folder and on our website, assuming the commitment to create the conditions to implement, maintain and update it, when necessary.

Our QSA indicators and objectives go through all these control and monitoring processes, carried out on a regular basis (more than once a year) and we intend for the processes and requirements to become increasingly refined and to be met in order to mitigate non-conformities. Our indicators and objectives are established and monitored in MD.01 - Quality Indicators and Objectives Map.

COMMUNITY
Interaction with the community at a national level is based on developing and strengthening relationships with society, putting into practice our sense of social responsibility through:
 
• Support for pioneering events in the area of ​​education, particularly in the area of ​​research, at university level in faculties in Lisbon and Porto, and also for the Portuguese Association of Celiacs (APC), thus contributing to the promotion of a more nutritious and healthy diet, also focused on the specific needs of the population;
• Support and promotion of themed gastronomic events that promote our products and help to spread them throughout the community, providing more diverse and balanced meals, with the support of a vast network of Influencers who, in turn, also contribute greatly to the development of our brands and products.
• We make monthly donations to social solidarity institutions such as the Food Bank Against Hunger and also to two associations - Fábrica Igreja Paroquial São Bartolomeu Castanheira do Ribatejo and Loja Social do Carregado - located in the same geographical area as our warehouse, thus contributing to the reduction of social inequality and encouraging solidarity and empathy within the community;
• support for initiatives that in some way promote the social inclusion of less favored classes, or sports activities;
• support for associations of mental patients and other disorders or pathologies;

• support for freelance professionals in times of pandemic; infectious diseases, and needy associations.

 

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Any questions related to this topic can be asked directly to the RQ (Isabel Machado - Responsible for Quality) at Ponte Vertical, Lda. via the following emails:

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (Isabel Machado) or Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.