POLÍTICA de QUALIDADE e SEGURANÇA ALIMENTAR
 
O âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade da PONTE VERTICAL é:
“Comercialização, Importação, Exportação e Distribuição de Bens Alimentares”.
A PONTE VERTICAL cumpre com todos os requisitos da Norma ISO 9001:2015.
 
POLITICA de QUALIDADE AMBIENTAL 
Ao nível da gestão ambiental o principal objetivo é assegurar que os recursos necessários às nossas atividades são devidamente utilizados e que a sua capacidade de regeneração não é comprometida.
Temos que ser exigentes no que respeita ao controlo dos riscos ambientais, assegurando a recolha seletiva de resíduos, a recuperação e aproveitamento de produtos não aptos para venda,  a prevenção de acidentes e a formação e sensibilização de todos os colaboradores internos e de serviços contratados.
Por outro lado, é necessário detetar e combater desperdícios, que se traduzem em gastos de água e de energia desnecessários, eliminar quebras de materiais auxiliares ou de produtos, evitando que se convertam em poluição sob a forma de emissões, efluentes ou resíduos. Trata-se de promover a ecoeficiência de processos produtivos, mas também dos próprios produtos e dos seus circuitos de distribuição: ou seja, criar mais valor com menos impacto, processos que acautelamos serem também devidamente cumpridos pelos nossos Fornecedores através da evidência de certificação.
 
POLITICA DE QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR
A implementação da Política de Segurança Alimentar na nossa empresa assenta em valores de integridade e lealdade empresariais, e em elevados padrões éticos: honestidade, confiança e transparência relativamente às pessoas e ao cumprimento da legislação vigente, nomeadamente garantir em toda a cadeia o bom cumprimento da legislação alimentar – desde o produtor ao cliente final. Para tal, desde o início da nossa atividade empresarial, temos procedido a um exigente e contínuo controlo de todos os processos de segurança alimentar em toda a cadeia de fornecimento e logística, quer a nível de equipamento e certificações exigidas aos nossos parceiros, quer a nível de asseguramos que os recursos humanos envolvidos são especializados e têm condições para cumprir com todas as exigências legais e bons procedimentos para o manuseamento e transformação das matérias-primas, produção, embalamento, acondicionamento, transporte do fornecedor até à Logística, manipulação na logística contratada, e novo transporte para o cliente final.
 
A nossa empresa desenvolve ações que permitem assegurar o cumprimento dos requisitos e expectativas dos nossos clientes, com os quais mantém uma relação transparente e estreita. Neste sentido, definimos e implementámos a Política de Segurança Alimentar, que se encontra assente nos seguintes compromissos:
    • Qualificar e avaliar periodicamente os nossos fornecedores e exigir rigor na qualidade dos produtos fornecidos. Manter uma comunicação regular com os mesmos, com o objetivo de assegurar a qualidade e segurança alimentar das matérias-primas, alertando-os para eventuais exigências do nosso Mercado como a não aceitação de matérias-primas de origens consideradas inconvenientes ou impróprias;
    • Certificarmo-nos que os nossos fornecedores dão a formação adequada aos colaboradores, de forma a desenvolverem as suas competências e enriquecer o conhecimento para um desempenho eficaz e responsável das suas atividades no que respeita à produção de alimentos e cumprimentos de normas;
    • Verificarmos que os mesmos apostam no desenvolvimento tecnológico e na melhoria dos processos, de forma a fazer face às alterações e evoluções do mercado, alcançando uma maior satisfação das expectativas e necessidades dos clientes;
    • Avaliar e promover continuamente a satisfação dos clientes através de reuniões e telefonemas que a nossa equipa faz numa base muito regular (mínimo 2 vezes por mês) assim como através de inquéritos de satisfação anual ao consumidor final (ou sempre que necessário/em eventos ou ações de loja);
    • Assegurar que toda a cadeia de negócio cumpre e mantém o Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar de modo a podermos confiar que trazemos para o nosso País produtos em conformidade com os procedimentos estabelecidos, a cumprirem os requisitos legais vigentes e os requisitos contratuais assumidos com os nossos clientes;  nomeadamente um rigoroso controlo de rotulagem em português por verificação/comparação de fichas técnicas com os produtos rececionados dando inicio a medidas corretivas em caso de necessidade, através da elaboração de etiquetas em conformidade e respetiva manipulação na nossa logística;
    • Assegurar que os nossos fornecedores e operadores logísticos identificam, avaliam e controlam os perigos e riscos relacionados com a Segurança Alimentar, obedecendo aos requisitos estipulados pela metodologia H.A.C.C.P. (Hazard Analysis and Critical Control Points) bem como, pela regulamentação vigente;
    • Promover a melhoria contínua das organizações envolvidas, analisar (pedindo evidências) a revisão periódica do Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar;
    • Possuir um sistema de informação e atualização da legislação relevante para a sua atividade, em matéria de qualidade e segurança alimentar através da DGADR, EUR-Lex, GS1 Portugal, FIPA, e outras Associações, e verificar igualmente se o fornecedor possui algum sistema de alerta de legislação relevante em matéria de qualidade e segurança alimentar;
    • Desenvolver ações que contribuam para a melhoria da rentabilidade da Empresa, acautelando as quebras que possam existir por falhas que possam ser colmatadas;
    • Manter ativa a comunicação com todas as partes interessadas (fornecedores/produtores, colaboradores, clientes, entidades reguladoras, etc.), em questões relacionadas com a segurança alimentar.
    • Somos um Distribuidor com certificação ECOCERT, garantindo que todos os produtos Biológicos que comercializamos são devidamente certificados e que acautelam todos os requisitos inerentes à Política de Segurança Alimentar, desde a criteriosa escolha de matéria-prima, passando pela produção até à sua comercialização.
A Gerência da Ponte Vertical, Lda. promove a divulgação interna (especialmente perante as pessoas que controlam diretamente junto do operador logístico) a Política da Qualidade e Segurança Alimentar, de modo que todos os colaboradores sintam a responsabilidade e o impacto das suas tarefas no Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar. Para isso existem reuniões periódicas onde se discutem as melhores práticas para assegurar o bom cumprimento e melhoria contínua dos procedimentos.
De igual modo, asseguramos a comunicação da Política da Qualidade e Segurança Alimentar a todas as partes interessadas, em arquivo no servidor da empresa na pasta Qualidade PV e no nosso site na internet, assumindo o compromisso de gerar as condições para implementá-la, mantê-la e atualizá-la, quando necessário.
Os nossos indicadores e objetivos de QSA passam por todos estes processos de controlo e acompanhamento, feito numa base muito regular (mais que uma vez por ano) e pretendemos que os processos e requisitos fiquem cada vez mais afinados e sejam cumpridos por forma a mitigar as falhas/erros/não conformidades. Sintetizamos alguns dos nossos indicadores definidos:
    • Índice de reclamações de clientes;
    • Nº de retiradas de produto do mercado;
    • Grau de satisfação de clientes;
    • Índice satisfação dos Colaboradores;
    • Grau médio de avaliação dos fornecedores;
    • Taxa de execução do plano de formação anual.
Os nossos indicadores e objetivos são estabelecidos e monitorizados no MD.06 - Mapa de Indicadores e Objetivos da Qualidade
COMUNIDADE
A interação com a comunidade a nível nacional tem por base o desenvolvimento e o estreitamento das relações com a sociedade, colocando em prática o nosso sentido de responsabilidade social através de:
    • apoio de eventos de iniciativas pioneiras na área da educação, nomeadamente na área da investigação, a nível universitário em faculdades de Lisboa e Porto;
    • apoio a ações de solidariedade social a nível local e nacional, através de contribuições com alimentos para o Banco alimentar contra a fome e outros;
    • apoio a iniciativas que de alguma forma promovam a inserção social de classes desfavorecidas;
    • apoio a associações de doentes mentais e outros distúrbios ou patologias;
    • apoio à União Áudio Visual em tempos de pandemia Covid 19 e outras associações carenciadas.
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Qualquer questão inerente a este tema poderá ser colocada diretamente ao RQ (Responsável da Qualidade) da Ponte Vertical, Lda. através dos seguintes e-mails: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.