Produzida por uma empresa Portuguesa especializada em bebidas cruas não alcoólicas que tem como objectivo produzir bebidas saudavelmente frescas e cruas através de processos de fermentação, os quais preservam a frescura dos nutrientes, adicionam probióticos viáveis e enzimas activos, bem como se tornam mais fáceis de digerir e assimilar pelo corpo humano, aumentando a biodisponibilidade dos nutrientes. O produto é conhecido por Kombucha, uma tisana de chá fermentado, produzida a partir de verdadeiras folhas de chá, rica em antioxidantes, polifenóis, ácidos orgânicos, enzimas activas, probióticos viáveis e Vitaminas B.

Este super alimento, também classificado como nutracêutico e adaptogênico, tem vários benefícios para o corpo humano, entre eles: o apoio à digestão, o fortalecimento do sistema imunitário, o equilíbrio metabólico, o aumento da energia corporal e mental, o enriquecimento da flora intestinal através de 2 probióticos viáveis e diversificados, sendo ainda conhecidas as suas propriedades desintoxicantes e benefícios para a pele. 

 
A kombucha produzida na Freshness Diagonal foi fruto de uma investigação de dois anos em colaboração com uma empresa americana Infinitea (incorporada posteriormente na The Hain Celestial Group; chá Celestial Seasonings ) e o pólo biotecnológico Biocant em Cantanhede. A qualidade da nossa kombucha provém não só do trabalho de investigação para produção à escala da bebida sem comprometer a qualidade natural e tradicional da bebida, mas igualmente de princípios e valores da Empresa: Matérias primas apenas de agricultura biológica, produção de fermentos de qualidade sem manipulação genética, fermentações lentas por forma a que naturalmente se desenvolvam em quantidade os ácidos orgânicos, enzimas, probióticos e vitaminas, e a utilização de verdadeiras folhas de chá ( full leaf ). 
 
VARIEDADES
 
A IFresh Kombucha vem em três sabores: Original, Romã e Gengibre.
Deve-se conservar e beber fresca, por ser uma bebida viva e rica em ácidos orgânicos. A sua ingestão a temperaturas normais poderá potenciar um sabor amargo semelhante a qualquer bebida fermentada. 
 
Igualmente por ser viva e crua a Kombucha tem a particularidade de criar ao longo do tempo uma bio-geleia sólida dentro da garrafa. Esta bio-geleia é natural na kombucha crua não pasteurizada e é resultado da actividade probiótica dentro da própria garrafa. Podemos chamar à bio-geleia um pequeno ninho ou cluster de probióticos que pode ser ingerido como parte da bebida. Nutrientes e valor nutricional da Kombucha Probióticos ● aumentam a capacidade de absorção de nutrientes como minerais e vitaminas ● aumentam o crescimento da microflora benéfica, dificultando o crescimento das patogénicas ● reduzem as toxinas do fígado e do cólon ● estimulam o sistema imunitário ● ajudam a digestão decompondo os alimentos ● fornecem maior resistência a vírus Enzimas ● Invertase, Lactase e SOD ( Superoxide Dismutase ) ● ajudam a digestão sobretudo a de proteínas e açúcares, fomentam o metabolismo ● catalisam as reacções químicas dentro e fora das células.
 
Ácidos Orgânicos Principais ● Ácido Glucorónico: fonte de energia natural; ajuda o fígado na desintoxicação incluindo toxinas derivadas da poluição ambiental, bem como pesticidas e herbicidas; ● Ácido Láctico ( L-Lactico + ): Essencial ao sistema digestivo. Auxilia a circulação sanguínea e ao equilíbrio do pH do sangue. Estudos recentes apontam o Ácido Láctico como um nutriente que aumenta a energia do corpo, fornecendo mais oxigénio ao sangue e promotor da respiração celular. ● Ácido úsnico: Antibiótico natural. 
Pode ser eficaz contra virus. ● Ácido butírico: Protege as membranas celulares e fortalece as paredes dos intestinos; ● Ácido Glucónico: Ajuda a combater a candidíase e infecções por fungos; ● Ácidos nucleicos como RNA ( Ácido ribonucleico ) fundamentais para a regeneração celular.
 
ANTIOXIDANTES - A kombucha contêm todas as catequinas antioxidantes provenientes do chá (camellia sinensis), incluíndo o Epigallocatechin gallate ( EGCG ). Este potente antioxidante é referido em vários estudos com aplicações terapêuticas incluindo a Síndrome da Fadiga Crónica, Neurodegeneração ( ex. Alzheimer e Parkinson ) e agente Anticancerígeno. A Kombucha IFresh é produzida com verdadeiras folhas de chá inteiras ( full-leaf ) o que garante a máxima extracção e concentração das catequinas e fitonutrientes. Alguns estudos indicam que o processo fermentativo da Kombucha aumenta em 50% a capacidade antioxidante do próprio chá. 
 
VITAMINAS - Formadas naturalmente na fermentação, a kombucha contém vitaminas B1, B2, B3, B6, B9, B12 e Vitamina C
Aminoácidos essenciais - São Aminoácidos que o corpo humano não consegue sintetizar, ao contrário das plantas e bactérias, e são necessários ao seu funcionamento. O processo fermentativo da Kombucha produz naturalmente aminoácidos essenciais como: i) Leucina - sintetiza proteínas; fonte de energia em exercícios físicos. Alguns estudos indicam este aminoácido como regulador da perda de massa muscular que se verifica normalmente a partir dos 40 anos. ii) Lisina - Auxilia no crescimento ósseo e formação de colagéneo. Está presente nas cartilagens e outros tecidos de conexão. 
 
Em resultado deste “cocktail” natural de nutrientes as pessoas que regularmente ingerem bebidas fermentadas cruas e probióticas como a kombucha testemunham: Sensação de bem estar geral, aumento gradual da energia corporal e mental, melhorias nas digestões e refluxo gástrico, normalização da função intestinal, melhorias no tom de pele ( Chanel, La Prairie e Vichy descobriram recentemente a kombucha como ingrediente activo para soros anti-aging ), melhorias nos padrões de sono, estamina natural e mais duradoura diferente das bebidas energéticas ( pico energético e drop down ), menor apetência por comida calórica nomeadamente açúcares ( sugar cravings ) e maior resistência a constipações e viroses. 
 
Salientamos ainda o aspecto hidratante, diurético e revitalizante da bebida como um tónico natural. Na verdade os primeiros tónicos da humanidade foram bebidas fermentadas após os árduos trabalhos na agricultura - o vinho, a cerveja ( crua), o sake e o kvass.