Tudo começa em 1966 com um projeto de melhoria de desenvolvimento social e cultural de apoio agricola, entre três cooperativas de Emilia-Romagna - Itália , criando assim um consórcio de processamento de frutas e legumes.


Em 1972 nasceu a Valfrutta com uma estrutura industrial para processar diretamente os produtos nas fábricas de Cotignola Barbiano e na província de Ravenna. Nos anos seguintes, houve um rápido desenvolvimento com capacidade de produção de uma gama de produtos, acolhendo novas cooperativas.

Em 1976 nasce a "Conserve Itália", polo comercial para os produtos nacionais "Calpo" e 14 outras cooperativas Italianas que operam no processamento de frutas, vegetais e tomate. 

Entre 1978 e 1980, o projeto Conserve Itália torna-se uma realidade latente originando assim o seu crescimento nacional e internacional.

A sede da Valfrutta é deslocada para Bolonha, recebendo gradualmente novas cooperativas, tendo sido introduzidas normas comuns sobre os métodos de cultivo, em instalações de produção, sistemas de gestão e controlo de qualidade. É neste período que assistimos ao lançamento da marca a nível publicitário.

Em 1987 foi criado o claim: "a Natureza em primeira mão", para comunicar os valores fundamentais da Valfrutta de ontem e de hoje: autenticidade e tradição.

Na década de 90 realizam-se uma série de atividades para reposicionar a marca: formando um complexo agroindustrial sem paralelo em Itália e na Europa.

Depois de cinquenta anos, a Valfrutta continua a afirmar a sua liderança, oferecendo produtos de alta qualidade, utilizando recursos energéticos inteiramente renováveis, e o lançamento de novas referência no mercado com conteúdo, tamanho e embalagens inovadoras.

Os seus valores fundamentais permanecem inalterados: respeito pelas pessoas, pela terra em que trabalhamos e pelos frutos que a cada dia nos traz.